Paciência: a Ciência da Paz

Paciência: A Ciência Da Paz

O Caminho da Paciência

PACIÊNCIA É O CAMINHO DA PAZ

O QUE É PAZ?

É um estado de tranquilidade, de serenidade. É saber passar pelas situações sem criar dramas ou aumentar problemas, com objetividade.
Não é viver sem problemas ou lutas. Pois tudo requer movimento e mudança, tudo requer resolução de “problemas” ou desafios. Tudo requer esforço, algum tipo de luta. A questão é resolver os desafios do dia a dia sem aumentá-los, sem criar conflitos onde não há.

Para se ter paz, não se pode tratar os outros com ignorância e preconceitos. Há que se ter tolerância e respeito para não criar conflitos.

PRIMEIRO, A HUMILDADE. DEPOIS, A PACIÊNCIA

Para ter paciência é necessário ter humildade.
Não é humildade de ter menos que todos ou ser pobre, ou ser incapaz.

Humildade é saber que é um igual a todos e que a superioridade é inexistente. A perfeição é inexistente e que algum grau de erro pode existir.

Primeiro é necessário ter a humildade para conseguir ter paciência. Somente compreendendo que somos todos iguais perante a Força Criadora é que entendemos que podemos errar e podemos ser tolerantes com nossos erros e os erros dos outros.

Quem é verdadeiramente humilde tem que ter um grau de consciência muito alto, já num nível de deixar de agir e de falar com violência, deixar de causar sofrimento ou morte para os outros porque entende que os outros são reflexos de si mesmo e não podem ser colocados como bodes expiatórios. Seus atos e palavras provocam o mínimo de sofrimento para todos inclusive para o meio ambiente.

Como os erros são mínimos, há a confiança que mesmo errando estes erros serão insignificantes e Deus poderá corrigir tudo e tudo correrá bem.

CRIANDO A PAZ ATRAVÉS DO PERDÃO

O caminho da Paciência é a Ciência da Paz porque para ter paciência é necessário saber perdoar (aceitar os erros dos outros) e saber se perdoar. Então daí vem a paciência para com outras pessoas, através do perdão.

Se a pessoa consegue se perdoar e perdoar os outros, ela se torna mais tolerante. Consegue lidar melhor com as frustrações, pois pode planejar melhor, ter mais planos alternativos e pensar em soluções a longo prazo. Pode ser mais flexível. A raiva ainda estará presente, mas será mais fácil controlá-la e direcioná-la. E por ter a humildade e a alta consciência, não criará bodes expiatórios. Não criará inimigos e nem guerras.

Não é aplaudir os erros e nem deixar de existir alguma punição pelos erros. É deixar de destruir o outro por conta dos erros. Dar uma chance a mais para as pessoas.

ANDAR NO DARMA É CULTIVAR O BEM

A semeadura que Jesus disse é sempre agir de maneira correta, semeando o bem, semeando o amor. É cumprir com o trabalho, cumprir com as palavras. É dirigir palavras boas para as pessoas. Aquele que semeia ventos, colhe tempestades. Aquele que semeia amor, colhe amor. Aquele que semeia violência, colhe violência. Aquele que semeia paz, colhe a paz.

Apenas com a confiança plena de que tudo correrá bem é que o carma deixará de atuar porque as pessoas estão fazendo as coisas da maneira mais certa possível com alta consciência. Andando no Darma, Deus só trará coisas boas e portanto o futuro será bom, o que virá ainda será bom.

Se acreditamos que tudo dará certo, que o futuro virá somente com coisas boas, podemos acreditar em resultados a longo prazo. Conseguimos ter calma. Conseguimos planejar a longo prazo. Conseguimos esperar os resultados das nossas próprias ações corretas (Darma).

Acreditar em resultados a longo prazo faz parte da Paciência.

Ora, o que está no futuro ainda não existe, ainda não é visível na frente das pessoas. Acreditar no bem que ainda não existe é acreditar que o futuro virá somente com coisas boas.

SÃO TOMÉ E A FÉ

Então, há pessoas que só acreditam no que enxergam na frente delas, como São Tomé. A maioria das pessoas é assim. Eu também era assim. Eu só acreditava no que estava vendo na minha frente. Só acreditava em resultados rápidos e imediatos.

E isso acontecia porque eu não tinha confiança plena no que Deus me daria. De alguma maneira estava sentindo culpa. Havia a crença de que se eu errasse, eu faria pessoas sofrerem ou até morrerem. Ou mesmo que a punição será horrenda. Ora, é possível isso acontecer? Sim, depende do tipo de erro da pessoa. No entanto, com alta consciência e cuidado, isso normalmente não acontece. Quem tem alta consciência não pensa nem age com ódio ou raiva ou com negligência. Quando retirei esta crença, consegui retirar a crenças de só acreditar no que está na minha frente, só acreditar em resultados imediatos.

Compreendi que conseguindo me livrar da culpa por andar no caminho correto (Darma), semeando só coisas boas colheria só coisas boas. Deixaria de colher carma, colher coisas ruins. Logo, poderia esperar que Deus me desse só coisas boas no futuro.

Dessa forma, a ansiedade (que é o medo do futuro) vai diminuindo até desaparecer. E quando a ansiedade desaparece, aparece a FÉ. Aparece o ACREDITAR plenamente em Deus, que tudo vai acontecer de bom.

É por isso que Jesus diz que São Tomé ainda tinha pouca fé porque só acreditava no que via na frente dele. Não é necessariamente acreditar no sobrenatural, mas acreditar também em resultados a longo prazo, acreditar que no futuro coisas boas virão, que tudo vai dar certo.

CONTROLE  x  FÉ

O que te irrita? O que te provoca raiva? O que te frustra?

Ora, temos frustração com o que acontece como não queremos. A frustração pode irritar ou provocar raiva. Quando algo dá errado e irrita, dizemos “Tenha paciência…” Espere melhores resultados no futuro.

Quanto mais algo te irrita ou te provoca raiva, mais quer dizer que você pensa que o que te frustrou vai te prejudicar de alguma forma.

As coisas que acontecem do contrário do que você espera são o que você não consegue controlar. Mas você precisa confiar no Universo para que mesmo saindo do seu controle, tudo está certo e nada vai te prejudicar. Se nada vai te prejudicar, você pode abrir mão da raiva. Não se apegue à raiva se você confia no Universo, se você tem fé no Universo.

Portanto, para conseguir ter paciência, você precisa largar do controle de tudo o que acontece à sua volta. Precisa confiar que o Universo cuida de tudo e de todos e tudo vai dar certo. Mesmo quando algo não ocorre como você esperava.

A ORAÇÃO DA SERENIDADE fala sobre este conceito de largar do controle de tudo.

“Deus, concedei-me a serenidade
Para aceitar as coisas que eu não posso modificar.
Coragem para modificar aquilo que eu posso
E sabedoria para perceber a diferença.”

Largar do controle de querer modificar tudo. Querer modificar tudo é querer controlar. Podemos fazer apenas a nossa parte. O resto, cada um toma conta de si mesmo e o Universo toma conta de todos.

CRENÇAS E PACIÊNCIA

Para aqueles que trabalham com o Theta Healing, aqui uma lista de crenças que podem estar presentes nas pessoas que tem falta de paciência. E os downloads que podem ser feitos para ajudar a pessoa a adquirir paciência.

CRENÇAS

Se eu errar, serei punido severamente.
Se eu errar, sofrerei muito.
Se eu errar, farei os outros sofrerem muito.
Se eu errar, morrerei.
Se eu errar, farei os outros morrerem.
Se eu errar, serei menos que os outros.
Ninguém erra.
Preciso ser perfeito.
Só acredito em resultados rápidos e imediatos.
Só acredito no que vejo na minha frente.
Tudo é pra ontem.

DOWNLOADS

Eu sei o que é me colocar no lugar do outro.
Eu sei qual é a sensação de estar no lugar do outro.
Eu sei o que é perdão.
Eu sei o que é autoperdão.
Eu sei o que é paz.
Eu sei o que é tolerância.

 


Fonte: Planeta Azul Índigo
Ver Artigo Original