A Importância do Encontro Com Você Mesmo em Tempos de Caos

A Importância do Encontro com Você Mesmo em Tempos de Caos

A Arte da Paciência

Leo Babauta

Março de 2020

São tempos de mudanças intensas, perturbações, incertezas, medo, ansiedade. Pode parecer muito louco para a maioria de nós.

Então, como lidamos? O que podemos fazer no meio do caos e da crise? É quando a meditação se torna de importância crítica. Sem meditação, não temos como lidar com as ansiedades que surgem.

Todas as nossas antigas formas de lidar (que normalmente não funcionam muito bem) não estão funcionando de qualquer modo:

  • Distração e ignorância (como você pode ignorar algo que está em todo lugar?)
  • Procrastinar e evitar (você não pode evitar esta crise)
  • Controle de todos os tipos (você não pode controlar isso, embora todos tentemos encontrar maneiras de controlar)
  • Saindo, desistindo (você não pode sair do mundo)
  • Reclamar, atacar os outros (você pode fazer isso, mas isso só piora a situação)
  • Preocupante (sim, isso está acontecendo muito)

Portanto, se nossas formas habituais de lidar com a preocupação e a incerteza não podem funcionar agora … o que podemos fazer? Nós podemos surtar. Ou podemos meditar. A escolha é nossa.

 

O Que a Meditação Pode Fazer Agora

Meditação não é mágica, mas é um remédio para incerteza e ansiedade. Aqui está o que isso pode fazer por nós nesses tempos de medos intensos:

  • Nos ajuda a perceber quando somos apanhados em pensamentos de ansiedade – quando você percebe isso, pode fazer algo a respeito.
  • Nos ajuda a ver os sentimentos que estão surgindo para nós, que normalmente não notamos
  • Interrompe os ciclos de pensamento em que somos apanhados, que podem nos impedir de estar presentes ou dormir, deixando cair nossa consciência nas sensações do corpo
  • Ajuda a se acalmar e ver que, neste momento, as coisas não são perigosas, elas estão realmente OK
  • Trazer um foco calmo quando precisamos fazer algumas coisas

Estas são apenas algumas coisas que você pode ver na meditação. Obviamente, há muito mais. Mas vale a pena praticar.

 

Como Formar o Hábito da Meditação

Se você ainda não tem um hábito de meditação, não se preocupe … é absolutamente factível. Se você já fez isso antes, mas o deixou, não se preocupe … deixe de lado a culpa e comece novamente.

Aqui está o que eu recomendo:

  • Escolha um horário. Digamos às 7h00 todos os dias. Na verdade, é melhor escolher algo que você já faz todos os dias e associar o hábito a esse evento – logo quando você acorda, por exemplo, ou logo após o banho.
  • Defina um lembrete. Coloque o lembrete no telefone e na agenda todos os dias, para não esquecer. Coloque também uma nota de papel em algum lugar em que você a veja. Esquecer-se de fazer o hábito é muito comum no começo.
  • Defina um cronômetro para 2 minutos. Quando estiver pronto para meditar, escolha um local confortável (uma cadeira ou um sofá está bom) e defina um cronômetro por apenas 2 minutos. Sim, é muito curto, mas é uma ótima maneira de começar um novo hábito – comece muito pequeno, por isso é mais fácil manter-se. Você pode aumentá-lo em alguns minutos a cada 7 dias, se você se mantiver bem.
  • Apenas preste atenção à sua respiração. É simples colocar sua atenção – concentre sua atenção na respiração e deixe-a lá por 2 minutos. Quando (não se) sua mente divaga da respiração para os pensamentos … simplesmente observe e traga a mente de volta à respiração. Não se preocupe em se distrair, isso acontece com todos. Apenas continue voltando à respiração.
  • Quando o cronômetro disparar, agradeça a si mesmo. Um pouco de gratidão ajuda a manter qualquer hábito. Agradeça a si mesmo por fazer o esforço e observe que bem essa pequena prática lhe trouxe.

É bem simples, mas você precisa observar os benefícios ou adiar o hábito.

 

Fonte: https://zenhabits.net/
Tradutor e Editor: Robson Marcio de Souza e Marco Iorio Júnior

Esta mensagem ressoou com você? Então compartilhe para nos ajudar a divulgar as mensagens dos Seres de Luz


Fonte:
Trabalhadores da Luz
Ver Artigo Original